quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Volei

Há diversas características em comum entre os atletas de vôlei que conseguem alcançar o sucesso dentro das quadras. Isso é resultado de uma boa disciplina e trabalho duro, além de habilidade, técnica, velocidade, bom preparo físico e uma boa alimentação. Fatores como a suplementação são geralmente esquecidos, porém, muito importantes.
Os atletas e praticantes de voleibol demandam de muita energia para os treinamentos, para poderem exercer um bom papel durante as partidas. Isso é algo comum para atletas de todos os esportes. A rotina de exercícios físicos, treinamentos, exercícios cardiovasculares e anaeróbicos para preparar o jogador para desempenhar o seu melhor papel é bastante cansativa. Para isso, é preciso se alimentar muito bem e suprir a necessidade que seu corpo tem de todos os nutrientes básicos, para que você possa ter força muscular, resistência e um bom sistema imunológico, para suportar o ritmo de treinos e de jogos do esporte.
O guia de suplementos, a seguir, alcança essa demanda pelos nutrientes essenciais que o jogador de voleibol precisa para desempenhar seu melhor papel dentro das quadras.

- Suplementação para auxiliar no voleibol:

Termogênicos: Um dos principais fatores que o jogador de vôlei precisa para ter um bom desempenho nas quadras é a boa impulsão. Para tanto ele precisa manter sempre a boa forma. A ação termogênica transforma as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação em energia. É interessante para os jogadores e/ou praticantes de vôlei utilizarem a suplementação dos termogênicos para, em conjunto com os treinamentos, auxiliar na perda de gordura e na manutenção do peso.
Sports drinks: Importante para reidratação, reposição dos eletrólitos e maximização da absorção de fluídos no organismo, além de ser um suplemento rico em carboidratos. A dieta de um jogador de vôlei, como de todos os esportistas, deve ser rica em carboidratos, pois são a fonte de energia mais eficiente, já que requer menos oxigênio para ser queimada do que proteínas e gorduras. Os sports drinks ainda fornecem minerais essenciais para o corpo. O jogador de vôlei perde muito liquido durante uma partida. O suor que é eliminado pelos jogadores contém uma variedade de eletrólitos que têm em sua composição alguns componentes, tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes nos sports drinks são fundamentais em relação à reidratação dos jogadores.
Glucosamina: No vôlei, as articulações dos ombros e dos joelhos são muito exigidas, então é muito importante mantê-las fortes e saudáveis. A glucosamina consegue manter as articulações resistentes e saudáveis por meio da lubrificação e da restauração dos tecidos de conectividade, podendo ser obtida de fontes naturais.
Multivitamínicos:O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos fornecem energia para os músculos trabalhados e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.
Whey protein: Se você deseja ganhar músculos, você precisa de proteína. O whey protein é a proteína de maior qualidade e de maior valor biológico existente no mercado. Escolher um suplemento protéico de qualidade é essencial para manter-se saudável e ajudar na construção de músculos que serão bastante exigidos durante o treinamento ou o jogo de vôlei. Depois do exercício, treinamento ou competição, o whey ajuda na sua recuperação. Os aminoácidos contidos no whey são rapidamente absorvidos e levados até os músculos para o reparo dos tecidos. Além de tudo, ele não pesa no estômago, é digerido de maneira rápida e fácil. Assim, você pode ingerir as proteínas de que precisa sem afetar a sua performance.
Barras protéicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser ingeridas durante o jogo ou o treino, durante a parada técnica ou no intervalo entre os sets. É essencial fazer uma refeição de 3 em 3 horas. As barras protéicas são excelentes substitutos de refeições e favorecem a manutenção do metabolismo acelerado. Essas barras, além de saborosas, são uma excelente fonte de proteína, essencial para o crescimento muscular.

- Benefícios de praticar o voleibol:

  • Aumenta a agilidade.
  • Trabalha a coordenação motora.
  • Aumenta a massa muscular, principalmente nas pernas.
  • Gasto calórico de aproximadamente 400 Kcal/hora.

- Riscos/cuidados do voleibol:

  • Alongar para aquecer os músculos e evitar contusões.
  • Risco de contusões nos ombros, joelhos e costas.
  • Ingerir bastante água para repor a perda de líquido e evitar a desidratação.
  • O praticante de voleibol deve se manter sempre no peso ideal, pois faz uso sempre de sua impulsão. Para isso deve fazer uma dieta balanceada.

- Principais grupamentos musculares trabalhados no voleibol:

  • Tríceps.
  • Costas.
  • Abdômen.
  • Antebraço.
  • Pernas.

- Dicas para um melhor rendimento físico no voleibol:

  • O vôlei é um esporte muito rápido e dinâmico, portanto é bom que os praticantes tenham uma excelente preparação cardiovascular. Para aguentar bem o ritmo da partida.
  • O vôlei é um esporte que requer bastante força física, principalmente dos membros superiores. Portanto, é interessante fazer um treinamento de força para membros superiores e trabalhar a resistência dos membros inferiores.

-Materiais/vestimenta/equipamentos para o voleibol:

  • Joelheiras: o jogador de vôlei escorrega constantemente com os joelhos na quadra, portanto é importante proteger essas articulações dos impactos com o piso.
  • Cotoveleira: é fundamental, pois a todo instante o jogador faz jogadas deslizando no chão, deixando os cotovelos expostos.
  • Tênis: é importante absorver bem o impacto gerado pelos saltos constantes dos jogadores de vôlei.