sexta-feira, 1 de agosto de 2014

5 frutas para melhorarem sua saúde!

Docinhas e saborosas, as frutas também são capazes de prevenir diversos problemas, como o diabetes, a hipertensão, a obesidade e até mesmo alguns tipos de câncer.
Veja a lista com dez frutas fáceis de se encontrar e que não podem faltar em sua alimentação!

1. Abacaxi

O fruto rei contém boas quantidades de vitamina B6, que ajuda a aliviar os sintomas da laringite. Ele também é fonte de ferro, magnésio e vitamina C, além de ser pouco calórico. A bromelina, encontrada na casca e na polpa do abacaxi, auxilia no tratamento de problemas digestivos e ainda atua como um expectorante natural.
Benefícios das Frutas
Benefícios das Frutas

2. Banana

Esta fruta tropical é fonte de potássio, que tem função importante no controle da pressão arterial. Além disso, a banana contém uma substância conhecida como triptofano, que aumenta a produção do hormônio responsável pela sensação de bem estar. Isso quer dizer que ela nutre o organismo e a ainda te deixa mais feliz.

3. Laranja

Ela é conhecida por ter alto teor de vitamina C, mas seus benefícios não param por aí. Estudos realizados nos últimos anos mostraram que a laranja contém mais de 170 substâncias antioxidantes. Esse fitoquímicos fortalecem as defesas do organismo e combatem o envelhecimento celular precoce. O ideal é comer ou tomar o suco de pelo menos uma laranja diariamente.

4. Limão

Esta fruta azedinha também tem vitamina C e antioxidantes, como o limonoide. Um estudo divulgado no Journal Pharm Biomed Analysis mostrou que algumas substâncias contidas no suco do limão aceleram o metabolismo das moléculas de gordura pelo organismo, além de controlar a produção de colesterol e triglicérides.

5. Morango

Assim como outras frutas vermelhas, o morango contêm bioflavonoides anti-cancerígenos. Ele também é fonte de polifenois, uma substância que protege o nosso organismo contra as doenças cardiovasculares. Para fugir dos agrotóxicos usados no plantio da fruta, prefira o morango orgânico.

Benefícios do morango

Todo mundo sabe que as frutas são excelentes para a nossa saúde, e cada uma delas tem propriedades e nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. O assunto de hoje é uma frutinha bonita de encher os olhos e super saudável: o morango. Apesar de só aparecer nos supermercados durante alguns meses do ano, ela faz sucesso entre os brasileiros. Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios dos morangos!
Morangos
Morangos

Propriedades da Fruta

O grande segredo do morango está na sua cor vermelha. Isso porque os pigmentos responsáveis pela coloração são também antioxidantes, que atuam de forma benéfica em nosso organismo. Estudos revelam que a ingestão regular desse tipo de flavonoide ajuda a prevenir diferentes tipos de câncer. Além disso, essas substâncias podem ter ação anti-inflamatória e auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares.

Nutrientes Essenciais

E não são só os antioxidantes que são encontrados em abundância nos morangos. A fruta também contém vitamina C, cálcio, fósforo potássio e ferro. Em nosso organismo, esses nutrientes estimulam o funcionamento de diferentes órgãos, bem como ajudam a fortalecer as defesas do organismo. Por essa razão, o morango pode ser enquadrado como um alimento funcional, capaz de melhorar a saúde como um todo.

Chá de Morango

O chá preparado com a fruta e suas folhas é depurativo, vermífugo e diurético. Acredita-se que a infusão é capaz de melhorar a infecção urinária, problemas na bexiga e a inflamação nos rins, além de ser indicado em casos de reumatismo, gota, diarreia e azia. Os benefícios também podem ser obtidos com outras formas de consumo do morango, como o suco ou mesmo a fruta ao natural.

Benefícios da maçã

Originária da Ásia e da Europa, a maçã é muita apreciada pelos brasileiros e quem tem o hábito de comê-la está desfrutando de uma fruta rica em muitos aspectos. A maçã existe em grande variedade e todas ricas em nutrientes e substâncias que, segundo estudos realizados, comprovam que essa fruta traz benefícios à saúde de várias formas. Além de saborosa, ajuda a prevenir e combater doenças como o câncer e aqui no Brasil é encontrada facilmente nos supermercados durante todo o ano. Desta forma, quem consome essa fruta está se protegendo de forma bastante saudável.

Diminuição da taxa de Colesterol

“Quem come uma maçã por dia mantém o médico afastado”. Não é mito, acredite. Quem consome 400 ml de suco, ou come 2 maçãs por dia pode ter os níveis de LDL, que é o colesterol ruim, diminuído numa média de 20%.

Combate ao Câncer

Importante é comer a maçã sem descascar. Teste comprovados demonstraram que a ingestão da casca da fruta inibe o crescimento das células cancerígenas em até 43% e a polpa em até 29%.

Auxílio ao emagrecimento

A maçã é ótimo moderador de apetite. Ingerida 15 minutos antes das refeições a fruta é cinco vezes mais eficiente no controle da fome que um comprimido para inibir apetite. Com a vantagem de não precisar de receita médica, não ter efeitos colaterais e sair bem mais em conta.

Nutrientes da Maçã

Além de ser rica em vitaminas e minerais, a maçã contém substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento. Tem baixa caloria, reduz o risco de doenças cardiovasculares e prisão de ventre e é uma escova de dente natural. Cada maçã contém:
Maçã
Maçã e seus benefícios
  • Carboidratos
  • Cálcio
  • Proteínas
  • Fibras
  • Fósforo
  • Manganês
  • Ferro
  • Lipídeos
  • Potássio
  • Cobre
  • Zinco
  • Enxofre
  • Fitoserol
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Tiamina B1
  • Riboflavina B2