terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pão de queijo de todo dia tem muito sódio e aumenta o colesterol ruim

O pão de queijo está deixando de ser preferência somente entre os mineiros. Cada dia mais capixabas incorporam a delícia à mesa. Mas é preciso ficar de olho nesse consumo. Um novo estudo feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) mostrou que algumas marcas apresentam excesso de sódio e gordura trans na composição, que fazem mal à saúde.

O sódio está presente em alimentos congelados, para a conservação. Já a gordura trans, muitas vezes, está na margarina misturada por alguns fabricantes na massa do alimento. Comprovadamente, este tipo de gordura, além de aumentar o colesterol ruim, diminui o bom (HDL). 

Na pesquisa, foram analisadas nove marcas, a maioria de circulação nacional. Duas delas foram muito bem avaliadas: a São Geraldo e a Carrefour. A primeira se destacou na análise sensorial e na qualidade higiênica, além de não ter gordura trans. Já a marca Carrefour apresentou a melhor relação qualidade/preço.

Ingredientes

Também não podemos esquecer que ele é feito a partir do queijo amarelo, ou seja, extremamente calórico. Se ele for recheado com doce de leite ou goiabada, o seu valor calórico chega a ficar três vezes maior. Funciona bem como alimento, mas não é saudável. Em especial para quem tem colesterol alto.

Além do queijo, a receita é composta ainda por polvilho azedo, que, para dar volume à massa, é misturado ao trigo por alguns fabricantes. Por isso, quem tem intolerância ao glúten deve ficar atento, e não comer o pão de qualquer lugar. O mesmo vale para quem tem gastrite e problemas de estômago, pois dá azia.

De acordo com a nutricionista Rita Kwak, se houver a opção de fazer a massa, é melhor do que comprar o alimento congelado, pois não há risco de ingredientes indesejados. A nutricionista ressalta ainda que o alimento deve ser consumido com parcimônia. 

Se consumido com moderação e eventualmente, não há problemas. Afinal, ele continua sendo prático para fazer, não demora para assar e ainda sacia a fome. Também costuma agradar a maioria das pessoas, funcionando como coringa na hora de servir um coffee break, por exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário